23 de março de 2010

preposição

estava eu no meio das gramáticas, quando me deparo com a definição de partículas ou palavras inflexivas que estabelecem a relação entre duas palavras, ou partes de orações (sim, estou a copiar).
chamam-se Preposições.

até aqui nada de novo, aliás, não deveria ser NADA DE NOVO mesmo. mas houve algo que me levou a uma sonora gargalhada.

eu explico.
era eu uma chavalota, e tentava a minha mãe acompanhar-nos nos TPC's diários; uma das técnicas de mommy dearest era mostrar-nos como decorava a gramática, quando andava na escola salazariana.
diz que se usava a técnica da canção, ou lengalenga, e que funcionava.

foi assim que ela nos "rezava" a lengalenga das preposições:

(vá, agora deem-lhe a banda sonora que quiserem)

a, antes, apos, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, per, por, sem, sobre, (e agora com ênfase) trás!

foi assim que mommy decorou as preposições.
e foi assim que percebi que no tempo de salazar, só não aprendia quem não ia à escola, porque a técnica era perfeita!

ai, mister PM, haveras de pensar ANTES de escolheres mentecaptos PARA a pasta da educação, e saberias, SEM sombra DE dúdiva, que PERANTE esta realidade não teremos cérebros PARA governar o país daqui a 20 anos.

1 comentário:

Memória disse...

Oh! Já te cantei essa lengalenga, foi assim que aprendi e ainda sei!!! Lembraste de um dia tarmos à janela, à lai de bairro na gay street e "ta" disse isso!