15 de dezembro de 2010

ele foi a Veneza e quinou

e o gajo é parvo, porque ele sabia  que a Peste o ia apanhar, ma não! ficou! andava com os corninhos no ar por causa do outro imberbe, e vai daí que acabou por não sair do Lido.
é bem feito!

quinanço em Veneza - o livro

era uma vez um senhor, que era escritor, e esquisito, porque sempre foi muito direitinho, nunca aproveitou a juventude, nunca se empifou, nem se gregoriou, nem porrinha nenhuma, e como tal era uma seca!

tornou-se escritor afamado, ilustrador de elites, e acabou casado com a classe. teve uma cria, a mulher morreu, e o senhor, já cota, andava sem inspiração para a escrita - aquilo era nerves.

acontece que um dia andava ele pelas ruas de Munique - sim, era alemão - e viu um ruivasso, todo lá, com ar pipoca, e tal,  e ficou com comichões em sítios que desconhecia. Diz que o ruivo lhe despertou umas âncias de dar à sola e bandear-se para sítios quentes, húmidos...e tal.

vai daí, foi. meteu-se num barquinho e mandou-se para Veneza. Chegado lá, apanhou um táxi-gondola, e rumou (ou remou!) em direcção a Lido, praia. Chegado ao bem bom, o senhor seca conheceu um pikeno, jovem, muito jovem por sinal, que lhe mexeu com os entrefolhos e derrepente, tá o homem obcecado pelo puto. Coisinha para se chatear se estivesse em Portugal, que aquilo raia os limites da Casa Pia...

Bom, diz que o homem ficou obcecado pelo imberbe, andou a alimentar amor platónico, e quando a peste se instalou nas redondezas o tipo insistiu em ficar e acabou por nunca mais de lá sair. vivo, quero dizer.

o pikeno foi à sua vida, e agora actua no Finalmente, como Débora de Cristal.

pronto.

esta é a versão simplória da novela do Thomas Mann,  que segundo consta, escreveu esta obra em tom auto-biográfico depois de ter estado em Veneza e ter conhecido o compositor Mahler, que diz que também arrastava asa para o outro e a coisa ainda andou tremida...foi o que me disseram. Até porque a adaptação ao cinema muda o personagem principal, o senhor seca, de escritor para compositor, o que me parece bastante denunciador...(estalido ca boca).

...

3 comentários:

PIRII disse...

o livro que tu leste é bem mais lindo que o que eu li...

tomaz disse...

epá...eu também sou mais linda do que tu...quersedizer...

tomaz disse...

epá...eu também sou mais linda do que tu...quersedizer...